segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Grito Rock 2008 - 40 cidades pela América do Sul


Há cinco anos nasceu, em Cuiabá, o Grito Rock. Acontecendo propositalmente nos dias de carnaval, o festival surgiu com o intuito de movimentar o cenário local, promovendo shows e dando novas alternativas além daquelas que costumam dominar esta época do ano. O tempo passou e o evento cresceu. Com o surgimento do Circuito Fora do Eixo – coletivo de produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul, o Grito ganhou força e passou a ser realizado em quase todas as cidades integradas no movimento.

Este ano, durante todo o carnaval, o Grito Rock promoveu a circulação de centenas de bandas independentes por 20 cidades diferentes, número já bastante significativo para uma iniciativa tão recente. Em 2008 ele irá dobrar. Segundo Pablo Capilé, coordenador de planejamento do Espaço Cubo, já são mais de 40 cidades confirmadas, incluindo Buenos Aires, Montevidéu e Santa Cruz de La Sierra. A entrada dos hermanos fez até com que o evento mudasse de nome. A partir de agora ele passa a chamar Grito Rock América do Sul.

"O grande objetivo disso tudo é conseguir movimentar toda a nossa cadeia produtiva simultaneamente, recebendo assim quase duas mil inscrições de bandas, colocando quase 500 para se apresentar, contratando 50 equipes de sonorização, segurança, gráfica, etc", conta ele. "Todos em uma grande ação que envolve também centenas de jornalistas, produtores, artistas, técnicos de som, roadies e demais agentes ligados ao movimento independente", completa.

Além da mudança de nome, Pablo conta que a partir de agora muitas bandas passarão a receber. "Várias cidades estarão remunerando as bandas com seus respectivos sistemas de crédito. Em Cuiabá é o Cubo Card, em Uberlândia o Goma Card, no Acre o Catraia Card e, em Goiânia, a Fósforo já inicia a implementação do Fósforo Card e deve colocá-lo em prática no Grito Rock América do Sul, gerando assim uma moeda complementar que começa a vigorar em várias cidades brasileiras".

Vale dizer que cada cidade tem autonomia total, tanto na produção como na escolha das bandas. "Essa é uma das principais premissas do Circuito Fora do Eixo, o respeito à autonomia de cada entidade interligada". Para Pablo, "o Grito Rock América do Sul será sem dúvida o maior festival Integrado da América Latina e possivelmente do mundo".

Até o início de janeiro a maioria das cidades já deve ter divulgado a sua programação. O Grito Rock América do Sul acontece entre os dias 25 de janeiro e 9 de fevereiro.

Para mais informações acesse o site.

por Fernanda Cardoso

Adicione o Grito no ORKUT!!!

Nenhum comentário: