Em 2005, aconteceu a 1º versão do, na época, “Festival dos Beradeiros”, realizado a partir da parceria do Metal/RO, Prefeitura Municipal de Porto Velho, SESC, encabeçado pela organização da Tribo do Rock, na época, ainda não existia a idéia de um Projeto, era apenas um Festival. O fato é que, a partir de Outubro de 2005 objetivou-se a construção do Projeto Beiradeiros deixando de ser apenas um festival, tornando-se um projeto que tem entre seus principais objetivos a valorização das manifestações culturais locais; tendo seu corpo composto por: artistas plásticos, músicos, literatos, pesquisadores, etc...
Entrevista com Isaac, ex-integrante do Festival Beradeiros.
O Festival é o único de Rondônia filiado a Associação Brasileira de Festivais
Independentes (ABRAFin). A entidade tem o objetivo de estabelecer, organizar e dar força ao circuito brasileiro de festivais de música independente. A idéia do Festival surgiu em 2004 numa conversa entre integrantes de bandas rondonienses; Coveiros, Scrooff, Quilomboclada e bandas acreanas; Los Porongas e Camundogs. Da necessidade de fortalecimento cultural entre os dois estados, surgiu o Festival Beradeiros (Rondônia) e o Festival Varadouro (Acre).
O Projeto Festival Beradeiros é uma parceria entre músicos, bandas, artistas, incentivadores, promotores culturais e instituições ligadas à cultura, e visa, principalmente, a integração e a consolidação da cena artística que vem se estabelecendo nos Estados que estão fora do eixo “Rio/São Paulo”, através de eventos que possibilitem um debate sobre as alternativas de inserção da produção local/regional no mercado e do intercâmbio musical/artístico entre os Estados, a partir de festivais compostos exclusivamente de artistas que possuam trabalho autoral próprio e estejam contribuindo de alguma maneira para o processo de fortalecimento da identidade cultural Rondoniense.
Datas: 17 e 18 de Novembro
Local: Kabanas
Ingressos 10 reais. [ E tem meia para estudante!]
Bandas
Sábado dia 17
18:00 Incinerador
18:30 Miss Jane
19:00 Emmou (VIlhena)
19:30 Guerrilha S/A
20:00 DHC
20:30 Celula'tiva
21:00 Made in Marte
21:30 HellFire
22:00 Recato
22:30 THE MELT (MT)
23:00 Ultimato
23:30 SOMOS (SP)
Domingo Dia 18
18:00 Habeas Corpus
18:30 Innocence
19:00 One Weak
19:30 Di marco (Ji Paraná)
20:00 Leão Do Norte
20:30 Odisséia
21:00 Rádio ao vivo
21:30 Ferrovia Rock
22:00 Bicho Du lodo
22:30 SURVIVE (AC)
23:00 A Fabrica
23:30 VELUDO BRANCO (RR)
“Beiradeiro é todo aquele que está a margem. Diria simplesmente que, o conceito de beiradeiros inclui todos os excluídos,sejam eles excluídos pelos ciclos econômicos, pela classe social, por etnia, cor e credo.
O diferencial do beiradeiro é que ele não luta para incluir-se na lógica do dominante, ele volta-se para o que é seu, e passa a dar valor singular as suas peculiaridades, percebe finalmente, que ele - o Beiradeiro -; não precisa entrar nas correntes das águas dos outros, tendo que assumir a posição de remar contra ou a favor das marolas. Percebe, tão simplesmente que, pode conduzir o seu caminho, valorizando a margem, e decidindo para onde andar.Os Beiradeiros possuem os pés fincados na terra,e não entram nas águas simplesmente porque alguém diz que assim deve-se fazer,que assim caminha o progresso e o desenvolvimento.O Beiradeiro é, decididamente,e a afirmativa do alternativo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário